Participar do processo de Mentoria de AutoConhecimento com FOCO na mudança de profissão não foi nada fácil por conta de crenças limitantes que eu trazia de uma vida toda.
Mas para mim essa mudança era muito necessária para que eu adquirisse qualidade de vida, de tempo e financeira, foi uma tarefa árdua e que ainda estou me adaptando.
Afinal, foi um processo que me deixou e deixa cada momento mais animada, e sempre motivada a fazer o melhor dia após dia, pois eu sei que nada vem de maneira fácil, é preciso muito esforço, força de vontade e acreditar que sou capaz.
Então, fui buscar um trabalho de Empresária no ramo do Artesanato, na área de Costura Criativa.
Aprendi o básico da costura na adolescência com a minha Avó materna, quando ela já não conseguia mais fazer suas costuras, me presenteou com sua máquina.
Por muito tempo, (19 anos) sempre via a máquina de costura parada e não tinha oportunidade de realizar meu sonho, talvez por falta de acreditar mais em mim e também por falta de ter um tempo maior para me dedicar.
Em 2021 - diante de um desconforto profissional - resolvi antecipar meu sonho que estava previsto para acontecer no segundo semestre de 2022. Pedi demissão no cargo de Supervisora Pedagógica, onde eu tinha confiança, salário fixo e prestígio, confesso que estava bem receosa, mas aquele era o momento ideal de arriscar e ser assertiva. Revisei a máquina de costura que havia ganhado e iniciei alguns estudos básicos para que pudesse enfrentar esse novo desafio.
Agora compreendo que demorei muito para tomar essa decisão, mas como tudo tem seu tempo, acredito que este foi o tempo certo, pois estou mais feliz, mais confiante de que eu fiz a escolha certa, com qualidade de vida e de tempo.
O medo as vezes ainda tenta me deixar paralisada com os desafios que encontro, mas eu sei que sou forte e vou vencendo cada ameaça que ele tenta me fazer. Durante a minha vida desde a adolescência sempre ouvi dos familiares opiniões desencorajadoras, de que é difícil fazer seu próprio negócio, que depender de vendas não dá certo, esperar que os outros venham comprar em tempos difíceis para se ter seu sustento é complicado, que temos que trabalhar por CLT e termos as garantias profissionais.
Hoje mais experiente, mais madura e com o apoio que precisava sigo exercitando minha autoconfiança para vencer todos esses paradigmas que me foram impostos.
Minha vida foi fortalecida a partir do momento que deixei meu coração falar mais alto e sentir que tinha muita capacidade de realizar o meu sonho de ser empreendedora. Isso foi uma grande mudança na minha vida, realizo minhas tarefas como empreendedora, dona de casa, esposa, mãe e mulher sem culpa e com qualidade. Desmistificando para mim mesma a falsa expectativa de crescimento profissional que a CLT nos impõe.
Agora sou mais feliz e minha vida tem mais sentido realizando algo novo que sempre gostei e o que minha Avó me proporcionou a oportunidade de aprender. Só tenho a agradecer ao meu esposo Reinaldo e minha filha Maria Paula, a confiança, o apoio e o incentivo que depositaram em mim para que eu pudesse fazer o que eu gosto, sem culpas, sem medos.